Um município que deseja gastar melhor deve, obrigatoriamente, estar disposto a ter suas políticas públicas avaliadas da maneira o mais isenta possível, de modo que possa rever seus rumos e aprender com seus insucessos e imprecisões. O acesso dos cidadãos aos atos da Administração Pública não pode ficar ao alvedrio de cada autoridade, pois a publicidade das ações administrativas é um valor constitucional que cabe ao legislador ordinário fazer com que seja concretamente observado, mediante a edição de normas que tornem obrigatória a conduta requerida pelo interesse público. Tanto na avaliação de políticas quanto no combate ao aparelhamento ilegal do município. A transparência governamental é essencial.

Assim, uma administração pública que deseja se modernizar, aumentar sua governança e atender melhor ao interesse público deve, como parte de seus esforços para a reforma do aparelho do município, investir em mecanismos de transparência governamental. Portanto, com base no exposto, pode-se notar que, é urgente e imperioso que a transparência das ações da Administração Pública deixe, efetivamente, de ser um assunto reservado e passe a ter publicidade real e concreta, conforme determina a Constituição Federal. Isso em benefício da probidade administrativa, dos cofres públicos e para resguardo da sociedade como um todo.

Devemos salientar que em Jaçanã/RN é notório a preocupação do prefeito Oton Mário com a questão da efetiva participação da sociedade no processo de gestão fiscal. Quando prescreve que versões simplificadas dos documentos devem ser publicadas, o gestor pretende que o cidadão comum tenha acesso e condições de entendimento do conteúdo dos documentos, a fim de que possa avaliar o desempenho da sua gestão na administração dos recursos disponíveis.

Assim sendo, a gestão atual vem deixando o cidadão bem informado, a respeito do que faz com os recursos públicos – algo inédito no município. Sobretudo, devemos enfatizar que a maioria dos recursos que a Prefeitura Municipal de Jaçanã recebe são oriundos de programas que já tem destinos certos.

Neste mês de julho apresentamos uma planilha com as despesas que a prefeitura pagou em determinados produtos e serviços. Entretanto, devemos frisar que os valores pagos no Posto de Combustível neste mês, foram referentes apenas à pasta da educação, e que as outras secretarias ainda não foram pagas. Lembrando que a Prefeitura Municipal de Jaçanã ainda falta pagar os servidores que trabalham na Secretaria da Saúde e no Hospital.

Por fim é necessário que administração atue publicamente e com a participação da população, pois a promoção da transparência governamental, como se pode perceber, é condição necessária à modernização dos mecanismos de gestão governamental e, consequentemente à avaliação da efetividade dos gastos públicos.

DESPESAS QUE A NOSSA PREFEITURA PAGOU EM JULHO

DESCRIÇÃO PRODUTO/SERVIÇO

VALOR PAGO

01

Pagamento de energia elétrica (COSERN)

35.885,56

02

Pagamento de água (CAERN)

4.318.22

03

Alimentação (merenda, hospital, casa de apoio)

73.778,32

04

Material de limpeza (todos os órgãos)

3.708,12

05

Emplacamento de veículos

133,00

06

Recolhimento para a Previdência Social

210.557,65

07

Fornecimento de internet

2.405,35

08

Aquisição de material de construção (não licitado)

917,28

09

Serviços gráficos (para todos os órgãos)

7.318,65

10

Medição e ateste de produtos da Saúde (Inmetro)

1.689,41

11

Peças para tratores

5.678,34

12

Pareceres sociais à população carente

2.500,00

13

Serviços de som (divulgação de eventos)

315,00

14

Pagamento dos alunos bolsistas

3.200,00

15

Diárias para participação em eventos

1.891,50

16

Pagamento de autorização do CREA

229,89

17

Pagamento de médicos plantonistas (atrasados)

4.318,00

18

Desobstrução de galerias de esgotos

1.120,18

19

Serviços de limpeza da Escola Olindina

571,00

20

Serviços de Buffet para eventos municipais

1.008,00

21

Pagamentos de aluguéis (casas, lixão, reboque)

4.415,00

22

Conserto dos bebedouros da educação

1.000,00

23

Contribuição com sindicado da saúde

309,00

24

Aquisição de produtos para tratamento dentário

22.785,61

25

Aquisição de pães para hospital e garis

915,00

26

Pagamento de tarifas telefônicas (fixas)

1.917,34

27

Aquisição de medicamentos para farmácia básica

17.494,75

28

Aquisição de uma impressora para a educação

1.100,00

29

Motoristas que fazem o transporte de alunos

31.550,00

30

Aquisição de materiais elétricos para as ruas

7.759,54

31

Escritórios de convênios e contabilidade

9.000,00

32

Aquisição de materiais para obras na cidade

3.417,89

33

Pagamento de combustível da educação*

16.200,00

34

Aquisição de material de expediente

1.700,51

35

Serviços de soldas em prédios públicos

1.714,00

36

Envio de correspondências

48,67

37

Pagamento ao médico cubano

1.500,00

38

Aquisição de peças para reforma de cata-ventos

7.474,78

39

Aquisição de pneus para veículos

2.072.56

40

Repasse para a Câmara de Vereadores (duodécimo)

60.671,27

41

Cortes de terras para agricultores (atrasado)

6.047,73

42

Serviços diversos de borracharia (frota da prefeitura)

3.587,50

43

Serviços de mecânica (frota da prefeitura)

2.020,00

44

Pagamento do provedor que hospeda site

500,00

45

Serviços de lavagem dos carros da prefeitura

948,00

46

Aquisição de fardamento e capas de chuva garis

6.475,00

47

Aquisição de lenha para o Matadouro Público

617,00

48

Aquisição de garrafão de água (todos os órgãos)

1.574,00

49

Inscrição dos conselheiros tutelares em evento

210,00

50

Aquisição de colchões para o hospital

5.155,00

51

Incineração de lixo hospitalar

964,00

52

Pagamento de funcionários (efetivos e contratados)**

462.387,65

 

TOTAL GERAL

1.045.075,27

* Pagamento referente apenas à pasta da Educação
** Folha da Saúde ainda não foi paga (R$:144.000,00)


Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Gabinete do Prefeito