Na manhã deste sábado, 22, uma das principais promessas de campanha feitas pelo nosso Prefeito Oton Mário começou a tomar forma em nossa cidade, através de um grande mutirão organizado por funcionários de diversas secretarias e setores da prefeitura. A intenção do grupo de voluntários era dar início ao projeto de reconstrução da antiga prefeitura de nossa cidade.
Estimulados pela construção desse sonho coletivo, desde o amanhecer, munidos de marretas, enxadas, picaretas, alavancas, carrinhos de mãos e pás, dezenas de funcionários (secretários, adjuntos, coordenadores, assessores, contratados e efetivos) se misturavam nas ruínas do prédio da nossa antiga Prefeitura dando o pontapé inicial para a realização de sua reforma. Enquanto uns quebravam e demoliam algumas paredes, outros retiravam o entulho que ia se acumulando e outros ainda retiravam tralhas que se amontoavam naquele espaço há décadas.
No final da manhã, um total de três caçambas de entulho e duas de materiais e sucata foi retirado do local. A intenção do mutirão era justamente a de limpar o prédio para que na semana que vem seja iniciada as obras de reforma do prédio.
Enquanto o mutirão de rapazes trabalhava arduamente na limpeza do prédio, um grupo de mulheres (também voluntárias) preparava um delicioso almoço para o batalhão que àquela hora já estava faminto. Por volta do meio dia, uma grande feijoada celebrou o primeiro dia do mutirão dos funcionários em prol da reconstrução da antiga prefeitura, o que acabou se transformando em uma grande confraternização entre todos. “Já trabalho na prefeitura há mais de 30 anos. Ver esse prédio reconstruído sempre foi um grande sonho meu. Fico feliz em poder estar presenciando esse momento em estar contribuindo para a sua reconstrução”, afirmou Luís Carrapateria, coordenador de obras.
O prefeito Oton Mário também fez questão de estar presente no mutirão e lembrou que essa tinha sido uma das suas principais bandeiras de campanha: “Como jaçanaense que sou, sempre me inquietou não termos uma prefeitura própria. Imagine que já faz 17 anos que este prédio está assim, em ruínas, e, fora Dr. Orlando, ninguém mais nunca se interessou em revitalizá-lo. Eu não poderia estar de fora desse momento. Eu precisava estar aqui, pondo a mão na massa nesse momento tão emblemático para a história da nossa cidade”, pontuou ele emocionado.
O prédio espera por essa reforma há 17 anos. Nessas quase duas décadas, a prefeitura vem funcionando em prédios alugados. Nos últimos cinco anos, os gastos com aluguel de prédio para sediá-la totaliza uma soma de quase R$ 100 mil, dinheiro que será economizado e revertido em outros projetos para a comunidade.
De acordo com o prefeito Oton, as obras estruturais terão início ainda na semana que vem e serão todas custeadas com os recursos de arrecadação do IPTU deste ano. “Eu anunciei aos jaçanaenses que 90% da arrecadação do IPTU deste ano seria para reconstruirmos a nossa prefeitura. Com os R$ 90 mil de IPTU que já conseguimos arrecadar até aqui, vai ser possível iniciarmos a obra. Nossa intenção é que até dezembro as obras estejam concluídas e que tenhamos enfim a nossa nova sede construída, toda com recursos próprios. Promessa feita, promessa sendo cumprida”, frisou.
O projeto da nova sede foi projetado pelo setor de engenheira da nossa prefeitura e abrigará várias secretárias e órgãos da administração direta. A obra conservará parte da estrutura interna e manterá integralmente a fachada original, como patrimônio histórico do povo de Jaçanã, o que certamente contribuirá para a revitalização do centro da nossa cidade.
Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Gabinete do Prefeito