A VII Conferência Municipal de Assistência Social cumpriu o seu propósito e reuniu na quinta-feira, 20, gestor municipal e usuários e sociedade civil para definir as propostas que serão levadas à XII Conferência Estadual, em outubro, na cidade do Natal/RN. Na ocasião, também foram eleitos os 2 delegados e os 2 suplentes que representarão nossa cidade no evento.
Durante a manhã, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alisson Costa, discursou sobre o tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS", e elogiou o governo que, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, abriu espaço para a realização da conferência, oportunizando um diálogo amplo e aberto acerca das dificuldades que o município enfrenta.
Gilvancleidy Vangecleia, secretária de Assistência Social, destacou que a secretaria tem se empenhado para devolver a dignidade, e o que é de direito ao povo, bem como parabenizou toda a equipe, que não mediu esforços para que a conferência fosse realizada: "Apesar das dificuldades e de alguns contratempos quero agradecer a toda equipe que se dedicou para realizarmos esse evento. E tenho certeza de que, com o nosso empenho, e o apoio da sociedade civil, iremos resgatar através dessa conferência esses direitos", pontuou.
Na sequência, houve uma Palestra Magna ministrada por Danilo Bezerra Araújo (ex-secretário de Assistência Social de Jucurutu/RN), que discursou sobre a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. Logo após deu-se por aberto uma mesa redonda com o tema: A Implementação da Política de Assistência Social: balanço crítico do SUAS no âmbito Municipal, Estadual e Nacional.
Entre as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, estão: garantia de capacitação permanente para os trabalhadores do SUAS, o que implica na formulação de uma política de qualificação continuada e permanente para profissionais e gestores; parceria com o Ministério das Cidades e Governo do Estado para construção de unidades habitacionais, assim como projeto de reforma de imóveis; criação de um mecanismo de transporte público que atenda, de fato, as necessidades da população municipal e intermunicipal, entre outros assuntos.
Os delegados eleitos da sociedade civil para participar da Conferência Estadual foram os titulares: Álefe Oliveira de Lima (representante da Sociedade Civil), e a suplente, Francinete (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Janicleide de Lima (representando o Governo Municipal) e como suplente Damiana Araújo.
Em sua participação na Conferência Municipal, o prefeito Oton Mário reforçou o comprometimento com políticas públicas voltadas para a assistência social em seu governo.
Quem também esteve presente prestigiando o evento foi o Deputado Estadual Souza Neto (PHS) com seus assessores. Na ocasião ele discursou aos presentes reforçando a sua parceria com a gestão municipal.
Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Assistência Social