A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaçanã/RN, através dos Programas Sociais - Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço de Fortalecimento e Vínculos (SCFV), Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, iniciou na manhã desta quinta-feira (18), a campanha alusiva ao Dia 18 de Maio, que é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O movimento é feito em todo o Brasil e tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. É um dia em que a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual contra crianças e adolescentes. A denúncia é sigilosa e feita através do disque 100, 190 ou pessoalmente no Conselho Tutelar ou Delegacia de nossa cidade.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em parceria com a Prefeitura da cidade. Neste ano estiveram presentes na marcha entidades como o Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, crianças participantes dos programas sociais de Jaçanã/RN – CRAS e SCFV, alunos de escolas municipais e estaduais.

A abertura oficial da campanha foi realizada na Praça de Eventos, com um pit stop realizado pela equipe do SEMAS, onde foram apresentados cartazes, faixas e distribuição de panfletos, alertando e convidando a população para abraçar essa luta.

Após a marcha percorrer o centro da cidade de Jaçanã/RN, os participantes voltaram reunidos para Praça de Eventos, onde aconteceu uma fala sobre algumas dicas para proteção de crianças e adolescentes no que diz respeito ao combate à exploração sexual, desenvolvendo assim um processo de socialização e educação com direitos e respeitos.

Por que 18 de Maio?

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória – ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. O corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Assistência Social

VEJA TODAS AS FOTOS DA MARCHA ACESSANDO O LINK:

https://www.facebook.com/pg/pmjacana/photos/?tab=album&album_id=1073796089387131