Nesta terça-feira (16) a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, participou de uma reunião, realizada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Sape/RN) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do RN (Sebrae/RN). Onde na ocasião apresentaram aos prefeitos e secretários potiguares o Projeto Leite & Genética, que visa aperfeiçoar o padrão genético do rebanho bovino leiteiro do estado.

A apresentação aconteceu às 8h no auditório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN), Centro Administrativo. O projeto consiste em oferecer consultorias tecnológicas com foco na elevação da produção e produtividade da carne e leite bovinos, com subsídio de 70% dos investimentos pelo Sebrae, enquanto o produtor entra com 30%.

A entidade está investindo R$ 1,5 milhão e pretende atender em torno de 250 produtores só este ano.

O projeto já está sendo desenvolvido, mas permanece com inscrições abertas para novos produtores até o dia 31 de maio.

É preciso ser produtor rural, trabalhar com bovinocultura e comprovar a atividade através de registro rural ou documento equivalente para participar.

Desenvolvido há mais de cinco anos, o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento genético da bovinocultura de leite e corte no RN, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar de maneira estratégica a oferta de leite e carne.

O projeto contempla o CRIATF Leite e Corte, que oferta atendimentos com rufião Móvel e Vaca Móvel, além de inseminação artificial dos bovinos, e o Gene Leite e Gene Corte, que faz a técnica da fertilização in vitro.

Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Agricultura