O uso de caixas de esgotos, poços de visita, vasos sanitários e galerias como lixeira é uma das principais causas de obstruções na tubulação da rede coletora de esgoto de Jaçanã. Essa prática, que vai contra os preceitos da boa educação ambiental, é responsável por mais de 50% dos casos de entupimento na tubulação e traz constantes transtornos à população.
Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Jaçanã, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, alerta aos usuários do sistema de esgotamento sanitário que o esgoto doméstico deve ser composto apenas de fezes, urina e águas utilizadas na lavagem de louça, roupa e banho.
"Infelizmente temos presenciado além do material comum aos esgotos que são jogados na tubulação, detritos como areia ou lixo que interceptam o fluxo da água, causando a obstrução e prejudicando a operação da rede", explica o engenheiro civil com curso na área de saneamento básico, Gustavo Henrique, que dá orientações de como manter a boa utilização da rede de esgotamento sanitário.
Como o sistema implementado em Jaçanã no início da década é do tipo comunitário, ou seja, passando entre os quintais das casas, a emissão de lixo na tubulação faz com que a rede entupa, prejudicando não só o próprio usuário, bem como todos os moradores de um quarteirão inteiro.
Assim, o sistema de esgotamento sanitário é implementado para transportar apenas efluentes líquidos (águas de louças, banho, descargas etc.) e dejetos humanos. Lixos como os das imagens acima, causam o entupimento da rede de esgoto e fazem com que seja investido tempo e verba no desentupimento. Essa verba ainda vem dos cofres do município.
Entretanto a Secretaria de Infraestrutura lembra aos usuários que, caso persistam os entupimentos nas redes, o município terá que contatar a CAERN para que a mesma cobre dos populares uma taxa de manutenção de redes de esgotamento, como já acontecem em cidades de maior porte a exemplo do município de Santa Cruz e Natal.
Dicas
- Não despeje óleo de cozinha no ralo. Armazene-o em um recipiente fechado e encaminhe para a reciclagem, pois uma gota desse produto pode contaminar um milhão de litros de água;
- Não jogue materiais sólidos na rede coletora;
- Cuidado com o plantio de árvores com raízes grandes que podem danificar a tubulação;
– Não destampe caixa de esgotos, tornando-os "portais" para a entrada de folhas, areia, restos de comida, água de chuva e todo tipo lixo inadequado, obstruindo a rede e podendo transbordar nas casas e ruas.
ASCOM | Fonte: Secretaria de Infraestrutura