Com o objetivo de ouvir as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) de Jaçanã, o prefeito Oton Mário, recebeu nesta quinta-feira (16/02) um grupo de representantes da categoria. Onde estiveram presentes também à reunião, Josiane Silva (vice-prefeita), Erisandra Maria (secretária de saúde), Jailma Martins (secretária adjunta), Marcos Paiva (assessor jurídico), Diocésio Santos (diretor da atenção básica) e Marcos Antônio (coordenador de agentes de endemias).
O encontro aconteceu no Posto de Saúde da Família (PSF), situado no Bairro São José. E a classe de servidores, teve o respaldo do Sindicato dos Servidores em Saúde (SINDSAÚDE-RN), que solicitou ao gestor esse encontro, junto com a categoria. Segundo os agentes, há bastante tempo aspiravam um momento como este, tendo em vista que diversas tentativas já haviam sido feitas, no intuito de deliberarem soluções, relativas aos interesses dos trabalhadores.
Os servidores da saúde levantaram diversas pautas que foram discutidas e avaliadas com bastante atenção pelo chefe do Executivo Municipal, entre elas, melhorias nas condições de trabalho incluindo fardamento e Equipamento de Proteção Individual (EPI), ponto eletrônico, incentivo financeiro dos agentes de saúde e de endemias, horário corrido entre outros.
O prefeito esclareceu que a prefeitura já vem trabalhando para dar mais estrutura aos profissionais que cuidam das pessoas nas comunidades. E pediu um pouco mais de paciência a categoria, considerando-se que a gestão está a pouco mais de um mês atuando. E em contra partida existem vários entraves, no que diz respeito a outros setores. Sendo assim, o prefeito se comprometeu junto com sua equipe, analisar todas as reivindicações da categoria, para atender nos tramites legais e se prontificou a sempre que for solicitado, dar respaldo na medida do possível a classe trabalhadora.
Para a secretária de saúde. “A reunião foi bastante positiva e os pleitos da categoria foram bem vistas pelo Executivo Municipal. Como um deles mesmo pronunciou, a bastante tempo que eles queriam fazer suas reivindicações e só agora nesta gestão, sentamos, ouvimos e dialogamos com a categoria”. Disse enfática Erisandra Maria.
Atualmente a rede municipal conta com 21 Agentes Comunitários de Saúde distribuídos em 3 Postos de Saúde da Família (PSF) e 6 Agentes Comunitários de Endemias.
Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Saúde