A Escola Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC), com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaçanã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta última sexta-feira, 27, uma mesa-redonda alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio.
Segundo informações publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registrou, entre 2006 e 2015, um aumento de 24% no número de suicídios cometidos pela população de 10 a 19 anos. Diante dessa triste estatística, o evento teve o intuito de desmistificar o tema e incentivar a discussão sobre o assunto, pois debater ainda é a melhor solução para evitar tragédias e diminuir os índices de casos de pessoas que atentam contra a própria vida.
A iniciativa foi mediada pelo Professor Igor Raphael, que integra o quadro de docentes da escola. Entre os convidados para a mesa redonda estiverem presentes compondo a mesa: Aline Dantas (Enfermeira), Elve Medeiros (Professora), Lucas Gonçalves (Professor Bolsista), Carolina Rocha (Enfermeira), Amanda Luiza (Psicóloga), Rayssa Nayara (Estudante) e Kizzycleide Batista (Assistente Social).
“Muitas pessoas têm receio de abordar o tema suicídio, porém, isto já é um caso de saúde pública. Segundo dados do MS, um brasileiro tira a própria vida a cada 45 minutos. E é através de diálogos, palestras e eventos de prevenção que poderemos diminuir essas estatísticas”, comentou Lucas Reis.
Para fechar a programação do evento foi apresentado ao público presente uma encenação musical abordando o tema suicido a qual foi dirigida pelos monitores culturais, Jussara Malaquias e Lucas Gonçalves.
ASCOM | Fonte: Secretaria de Educação