A Prefeitura Municipal de Jaçanã realizou nesta quarta-feira, 31 de julho, a solenidade de uma homenagem póstuma. A personalidade em destaque do município, agraciada, foi a ex-professora (in memoriam) Olindina Estelita de Macedo que, prestou reconhecidos trabalhos à sociedade jaçanaense, como a primeira educadora.

A solenidade aconteceu no auditório da Escola Municipal que leva o nome da mesma professora e contou com a presença do Prefeito, Oton Mário, Virgínia Suely (Secretária de Educação), Ivaneide de Araújo (Diretora da Escola), Dilma Macedo (Vice-diretora), Kyldemir Dantas (Historiador), Maria Telma (Neta), Eliene Sabino (coordenadora Pedagógica), profissionais da escola, aluna e demais familiares, parentes e ex-alunos.

Olindina Estelita de Macedo foi a primeira professora oficial de Jaçanã e teve sua memória enaltecida através de relatos de convivência dos que estavam presentes, bem como, a escola que leva o nome da mesma, foi agraciada com um quadro para que os alunos e futuras gerações conheçam e preservem a história e a imagem da senhora Olindina.

Maria Telma, que é neta da homenageada e também professora, leu toda a biografia da sua avó, registrando os fatos da trajetória pessoal e profissional da mesma.

Kydelmir Dantas que é historiador, explanou a honra de ter realizado a pesquisa acerca das mulheres que se destacaram na história de Jaçanã, do mesmo modo que descobriu a importante contribuição que a homenageada deu para o município de Jaçanã, destacando que muitos jaçanaenses não conheciam a história de Olindina e não tinha nenhuma foto da mesma na escola que leva seu nome e sua história.

O Prefeito Oton Mário se sentiu honrado em prestar essa homenagem a Dona Olindina por sua notória reputação, idoneidade, e serviços que prestou à coletividade no exercício de suas funções, pelo alto espírito cívico-patriótico de sua atividade e por atos de benemerência aos jaçanaenses. Oton compartilhou a emoção em também ser professor e disparou comentários a respeito dessa linda profissão.

A culminância do evento se deu na fala da senhora, Maria das Mercês dos Santos que foi uma ex-aluna de Dona Olindina. Mercês emocionou a todos os presentes, declamando um poema para sua inesquecível professora, depois mostrou fotos da época de escola, avaliações preservadas, corrigidas e datadas do ano de 1959 e uma cartinha que fez para a professora no último dia de aula, bem próximo do falecimento da mesma.

Virgínia Suely destacou a honra ter a foto da professora na recepção da escola para que os alunos possam agora conhecer um pouco da biografia e da importância da homenageada.

Dilma Macedo (vice-diretora da instituição) destacou a alegria e a gratidão de ter uma equipe unida e empenhada que contribuiu de forma significante para a realização e sucesso desse evento. Para ela foi uma honra a escola ter sido agraciada com o quadro que representa a homenageada.

Em seguida Maria Telma (neta da homenageada) e Oton Mário (Prefeito Municipal) descerraram a fotografia de Olindina de Macedo sob o aplauso de todos. Por fim foi servido um lanche para todos os presentes no evento.

Veja todas as fotos AQUI.

ASCOM | Fonte: Gabinete do Prefeito