No último dia 04, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou a terceira edição da Oficina de Acolhimento, onde estiveram presentes 37 funcionários da saúde que compõem a Atenção Básica, como: enfermeiros, agentes comunitários de saúde, dentistas, recepcionistas, agentes de endemias e etc.

A oficina abordou a Política Nacional de Humanização e, principalmente, a diretriz que trata sobre acolhimento, entendendo que essa prática é fundamental para todos os profissionais e para uma maior efetividade no serviço de saúde. O momento proporcionou conhecimentos teóricos acerca das temáticas e momentos práticos, onde os participantes puderam simular situações cotidianas e agir com posturas e resoluções adequadas sobre o acolhimento.

O NASF idealizou a oficina a partir das necessidades de capacitações profissionais que buscam construir conhecimentos e que possam surtir efeitos no dia-a-dia dos envolvidos, objetivando uma constante melhoria dos serviços de saúde.

Momentos assim mostram o quanto é importante conversar, discutir e abordar temas como esse que são essências para o trabalho da equipe. A troca de experiências e das vivencias diárias enriquecem a nós profissionais, levando-nos a refletir como estamos lidando com as situações do cotidiano, de modo que venhamos a oferecer um melhor atendimento para a nossa população ”, disse Thayná, psicóloga do NASF.

ASCOM | Fonte: Secretaria de Saúde