Entre os dias 11 e 13 de junho de 2019, aconteceu em Natal a Conferência Estadual de Saúde, tendo como tema: “Democracia e Saúde”. Este evento acontece a cada quatro anos e conta com a representação de vários segmentos sociais para avaliar a situação da saúde e propor melhorias em nível estadual e nacional.

As conferências de saúde são ferramentas de participação popular e de controle social, os quais permitem que 50% dos participantes sejam usuários dos sistemas de saúde do país e que possam ter voz ativa na construção dos mesmos, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, garantem que funcionários e gestores também participem e contribuam com sugestões.

Antes desta edição estadual, em abril desse mesmo ano, os 167 municípios do Rio Grande do Norte (RN) realizaram suas conferências e elegeram mais de mil delegados e delegadas para estarem presentes na 9ª Conferência do Estado. 

Assim, a Prefeitura de Jaçanã garantiu os recursos e auxílios necessários e o município foi representado por Rônisson Thomas e Thuanna Larissa no segmento de “usuários”, Maxsueivy dos Santos no segmento de “funcionários” e Arly da Costa no segmento dos “gestores/prestador”.

Na etapa estadual o cronograma de três dias foi destinado, principalmente, para votação e eleição de propostas provenientes dos municípios, destinando uma parte das mesmas para um relatório estadual e outra parte para a Conferência Nacional que ocorrerá em agosto na cidade de Brasília. Além disso, ocorreram mesas redondas e palestras com personalidades importantes como Cipriano Maia (Secretário Estadual de Saúde), Prof. Dr. Gastão Wagner e o Vice-governador do RN, Antenor Roberto.

Para a maioria dos representantes do nosso município foi a primeira participação deles neste evento tão importante.

Através da Conferência pude perceber que o Sistema Único de Saúde (SUS) é patrimônio de todos: governo e população por isso é muito importante sermos atuantes na sociedade em que fazemos parte e esta foi uma oportunidade de, como cidadã, tomar a responsabilidade de contribuir com propostas para que o SUS não agonize diante das dificuldades. Temos que salvar o que é nosso, pois saúde é vida”, disse Arly da Costa.

É de muita importância e de grande valia sermos pessoas atuantes nas conferências, representando a nossa cidade e irmos em busca de conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde. Foi minha primeira conferência e para mim foi uma grande experiência onde pude aprender, tirar várias dúvidas e conhecer mais sobre o SUS”, disparou Thuanna Larissa.

Segundo Rônisson, esse espaço de controle social é determinante para as ações e políticas públicas de saúde do nosso país. Assim, é extremamente importante a presença dos municípios e o comprometimento dos cidadãos, especialmente dos jovens. “No meu ponto de vista existem alguns aspectos que valem ressaltar nessa Conferência. Primeiramente, o nosso município tinha os representantes mais jovens da nossa região, o que demonstra um interesse e uma força dos mesmos; outro ponto condiz com a relevante presença dos próprios municípios na conferência, pois, um voto de um dos representantes poderia fazer com que uma proposta fosse aprovada ou reprovada. Infelizmente nem todos os municípios do estado estavam presentes, fazendo valorizar a articulação e o esforço da nossa gestão, assim como o comprometimento dos representantes para estarem aqui e poder construir para uma saúde melhor” explicou Rônisson Thomas. 

ASCOM | Fonte: Secretaria de Saúde