Não tem preço! Essa foi a definição usada pelo Assessor de Esportes de Jaçanã, Lucas de Oliveira Silva, para descrever o seu sentimento ao falar de um trabalho que vem sendo desenvolvendo com alunos e professores da Escola Municipal Miriam Gomes.

A Secretaria de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação, se uniram para realizar um trabalho que tem como objetivo tirar os alunos e professores da ociosidade. O projeto promete atender os 428 alunos da Escola Miriam Gomes, mas a princípio as atividades só estão sendo desenvolvidas com o turno matutino.

Estamos trabalhando o esporte com os alunos de todas as faixas etárias, através de diversas atividades que vão do lúdico a competição”, disse Lucas de Oliveira.

Lucas sugere que a prática esportiva se inicie a partir dos 5 anos de idade, e que a responsabilidade deste gosto pelo esporte seja incentivada através da escola, por meio de brincadeiras, “Através do lúdico, podemos trabalhar com as crianças, diversas brincadeiras que exijam movimentos e com isso elas aprendam brincando reconhecer diversas modalidades de esportes, bem como possamos estimular a prática esportiva dos mesmos”, explicou o Educador Físico.

Segundo a Secretária de Educação, Virginia Suely, essa parceria só vem fortalecer a Educação do município. Nesse sentido, os trabalhos voluntários de Lucas ajudam a identificar se os alunos têm alguma dificuldade motora, ou mesmo até mesmo identificar se os professores têm alguma dificuldade que afetam a produtividade no trabalho.

Através dessas aulas, conseguimos identificar se o aluno tem alguma dificuldade em sua coordenação motora e logo após a identificação, acionamos a Coordenadora Pedagógica do Município, que encaminhará este mesmo aluno para um especialista na área da saúde e logo após seja realizado um acompanhamento”, frisou Virginia Suely.

Vale salientar que antes mesmo das crianças terem idade para ir à escola, é importante que os pais não deixem os filhos pequenos o dia todo sentados na cadeirinha, no berço ou no chiqueirinho. As atividades físicas devem ser lúdicas e divertidas, como brincadeiras de rolarescalarandar e engatinhar. E nada de forçar ou estipular sacrifícios, cada criança tem seu próprio limite e respeitá-las ajuda na evolução, na diversão e no autoconhecimento.


 

ASCOM | Fonte: Secretaria de Esportes