Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município de Jaçanã, estão intensificando as ações contra a dengue para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença no Conjunto Flores I.
O objetivo da ação faz parte da rotina de combate ao Aedes aegypti, e tem como principal foco detectar qualquer risco à proliferação do mosquito. É importante, neste período, que os cuidados se intensifiquem para que se possa eliminar os criadouros e minimizar a propagação do mosquito no período da chuva.
O trabalho começou cedo conversando com os moradores do bairro para mantê-los informados sobre as novas doenças relacionadas ao mosquito, como dengue, zika e febre. Além disso, os Agentes realizaram a distribuição de filhotes de piaba para serem colocados em cisternas, caixas e tonéis a fim de eliminar as larvas e a distribuição de hipoclorito de sódio para os moradores aplicarem em seus reservatórios de água.
“O sucesso do combate ao mosquito da Dengue, Aedes aegypti, depende da colaboração da população, os moradores devem permitir a entrada dos agentes de endemias e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais (inservíveis) que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água dos reservatórios”, explicou Maxsueivy, Coordenador de Vigilância em Saúde.
Já o Coordenador de Endemias, Marcos Antônio, orientou que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas de saúde mais próxima da sua residência.
As atividades seguem até maio, sendo desenvolvidas todas as sextas-feiras em bairros diferentes do nosso município.
ASCOM | Fonte: Secretaria de Saúde