Do dia 12 a 14 de fevereiro, estiveram visitando o Ministério do Meio Ambiente e Cultura em Brasília, o Secretário de Agricultura, Ismael Romão e a Secretária de Finanças, Maria da Guia, ambos do município de Jaçanã/RN.

O objetivo da viagem foi para realizar uma capacitação desenvolvida pelo próprio Ministério para gerir recursos referentes a um projeto do edital 01/2018, vinculado ao Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA/MMA).

Ainda em outubro de 2018, surgiu um Edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente e do Fundo Clima junto ao Ministério do Meio Ambiente sobre Iniciativas socioambientais para redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas. Logo de imediato, o Secretário Ismael Romão junto com uma equipe técnica e desempenhada (Comissão de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Jaçanã), elaboraram um projeto voltado para o município que acabou concorrendo com outros 940 municípios de todo o Brasil.

Desses 940 municípios apenas 16 projetos foram selecionados e a cidade de Jaçanã ficou em 4º lugar, se consagrando como o único município do Rio Grande do Norte a conseguir o recurso de R$: 498,554,13 (quatrocentos e noventa e oito mil, quinhentos e cinquenta e quatro e treze centavos), que nesse tempo de crise será muito bem-vindo e aplicado no município de Jaçanã.

Desta forma, os secretários firmaram o compromisso pelo município em colocar a proposta selecionada em prática e consequentemente fazer jus ao valor de R$: de 498.554,13 recebidos através do convênio com o Ministério do Meio Ambiente e será aplicado em quatro metas tais como: Construção de uma cisterna na Escola Oscar Cordeiro da Costa, Construção de um viveiro municipal de mudas, Formação socioambiental e Restauração da nascente dos Fortunatos.

ASCOM | Fonte: Secretaria de Agricultura