Os quatro elementos naturais: água, terra, fogo e ar serviram de inspiração para a temática da Feira Internacional de Artesanato (FIART), cuja edição deste ano aconteceu do dia 25 de janeiro até este último dia 03 de fevereiro (domingo), no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
A 24ª edição do evento reuniu um mix de expositores brasileiros e estrangeiros expondo nos mais de 300 estandes que foram dispostos por categorias, em salões especiais: Fibra, Madeira, Fios e Tecidos, Cerâmica e Esculturas.
Segundo o Secretário de Turismo e Cultura de Jaçanã, “Desde que o Prefeito Oton Mário assumiu a gestão do município, nunca deixamos de participar dessa feira. Todos os anos o artesanato do nosso município é representado na feira, através da nossa artesã Maria Aparecida”, disse enfático, Robson Guedes.
O Prefeito Oton Mário esteve presente na FIART visitando o estande do município, bem como vendo de perto os artesanatos da Maria Aparecida a nossa representante, “Esse é o meu prefeito meninas! Tenho orgulho de participar dessa feira e poder representar a minha cidade através do nosso artesanato. E tudo isso não seria possível sem o apoio deste Prefeito e do Secretário Robson Guedes”, disparou Maria Aparecida às suas amigas de espaço, ao ver o Prefeito Oton Mário chegar para visitar o estande.
Já consolidada no calendário turístico do Estado, a Fiart se firmou como evento para promoção do artesanato brasileiro, especialmente o potiguar, gerando oportunidades de negócios e renda para os artesãos participantes. Em 2018, a Feira movimentou quase 7 milhões de reais com a venda de produtos. Além disso, movimenta a alta estação em Natal, já que se consolidou também como opção de lazer e entretenimento nesse período para turistas e o público local.
A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é realizada em parceria com o Governo do Estado, o Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro e o Ministério da Cultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae –, Prefeitura do Natal e Rede de Conexão.
ASCOM | Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura