O Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Jaçanã, Robson Guedes, participou neste último dia, 27, do Encontro dos Municípios do RN, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo na Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado.

A cidade de Jaçanã tem expressiva vocação turística e esse debate promovido entre os municípios permite avaliar e aliar as estratégias para o seu fomento, aquecendo a economia, gerando empregos e elevando a qualidade de vida”, disse o Secretário, Robson Guedes.

Além do Secretário da pasta, mais de cem gestores municipais de turismo do Rio Grande do Norte e empresários do setor se reuniram em Natal, para tratar da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta de gestão pública criada pelo Ministério do Turismo e mantida em parceria com as secretarias estaduais do setor. Dos 167 municípios potiguares, 75 estão no mapa agrupados em cinco regiões turísticas. O mapa será atualizado em abril de 2019 e os municípios que se mantiverem no documento estarão integrados à política nacional de turismo, com prioridade para receber ações de fomento ao turismo regional.

A palestra da coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, destacou princípios do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e os programas que o MTur oferece para apoiar o desenvolvimento tanto da oferta principal quanto da oferta complementar e de apoio nos destinos.

Os municípios precisam estar inseridos no mapa e seguirem os caminhos que o turismo oferece localmente. A produção de receita e desenvolvimento se dá pela geração de empregos, grande força do setor”, definiu Moura.

Também foram discutidas iniciativas como o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo na promoção dos destinos e a elaboração de projetos para o Portal de Convênios do Governo Federal (SICONV). Segundo o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar, os temas em debate são de extrema importância para a política de investimentos do turismo nos próximos anos.

Programas que priorizam a análise de financiamentos, de projetos e de convênios são fundamentais. Se temos a certeza do nosso potencial no setor, precisamos estar capacitados a receber esses investimentos que podem melhorar a economia e, consequentemente, a qualidade de vida nos municípios”, afirmou ele.

ASCOM | Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura