No próximo dia 30 de novembro, as escolas da rede municipal de ensino vão conhecer os seus novos diretores. Para isso a Prefeitura de Jaçanã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está organizando o processo de eleição, que vai ocorrer de forma democrática e dentro do que rege a Lei. O principal objetivo é garantir que os novos gestores sejam capacitados para executar uma proposta pedagógica eficiente.
A gestão democrática foi instituída em Jaçanã no ano de 2017, durante a gestão do atual prefeito, Oton Mário. Desde aquele ano, a Semed estabelece uma série de critérios para garantir que as unidades escolares sejam geridas por diretores eficientes, sem que haja qualquer interferência política nesse processo de escolha.
No início desta semana a comissão eleitoral, formada por Kaênia Dayse (Defensora Pública), Juliana Batista (Coordenadora de Educação), Andreia Gonçalves (Nutricionista), Jétson Silva (Digitador) e Neuza Maria (Associação de Professores), recebeu membros do colegiado eleitoral de cada escola do município, na sede da Secretaria de Educação e na ocasião, foram escolhidos os membros da mesa eleitoral compostos por um Presidente, um Mesário e um Secretário que irão executar os trabalhos no dia das eleições. A Secretária Virginia Suely também esteve presente.
Conforme consta no edital, podem se inscrever ao cargo de diretor os professores efetivos, desde que atendam a alguns requisitos, como: possuir diploma de graduação de nível superior, esteja lotado na Escola pela qual deseja concorrer há, pelo menos dois anos, não tenha recebido penalidade administrativa e tenha disponibilidade para o cumprimento de 30 horas semanais.
As inscrições já se encontram abertas do dia 19 a 21 de novembro de 2018. Os professores que desejam concorrer a direção devem procurar a mesa eleitoral da sua escola.
ASCOM | Fonte: Secretaria de Educação