Para assegurar o diagnóstico precoce e o tratamento da tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaçanã, através da iniciativo da SESAP, promoveu na terça-feira (18), uma capacitação sobre manejo clínico da doença. O encontro aconteceu no auditório do IFRN em Santa Cruz/RN e reuniu as equipes de saúde da atenção básica de Jaçanã, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Segundo a enfermeira, Patrícia Fonseca, a doença tem cura e o tratamento deve ser realizado adequadamente. Para isso é necessário seguir todas as recomendações médicas e sem abandonar o tratamento, já que ele tem duração de no mínimo seis meses.

“O serviço público assegura o tratamento de forma gratuita e todas as unidades de saúde da Atenção Básica do Estado estão preparadas para realizar o tratamento”, ressaltou a enfermeira, Patrícia.

Já a Secretária de Saúde explicou que, durante a capacitação foi reforçado a busca pelo diagnóstico precoce, que é essencial para o tratamento. “Por isso, sempre que alguém experimenta uma tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro, deve procurar Unidade Básica de Saúde para avaliação”, alertou Jailma Martins.

ASCOM | Fonte: Secretaria de Saúde