Após se debruçarem sobre a análise de dezenas de livros, de diferentes editoras, na tarde desta última terça-feira, 29, os professores das escolas municipais de Jaçanã, de todas as disciplinas, se reuniram e enfim definiram os livros didáticos que serão adotados por eles e usados pelos seus alunos no próximo triênio (2019-2021).

A escolha faz parte de uma das ações do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) que ocorre a cada três anos, quando os livros escolhidos no triênio anterior acabam seu período de uso estipulado pelo MEC e precisam ser renovados.

Segundo a Secretária, Virginia Suely, o livro didático, além de facilitar o planejamento das atividades em sala de aula e ajudar na formação pedagógica dos alunos, abre portas para o hábito da leitura. “O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”, explicou, Virgínia Suely, Secretária de Educação.

Dessa forma, os professores e toda A equipe pedagógica tiveram a difícil tarefa de analisar as resenhas contidas no guia enviado pelo MEC para escolherem adequadamente os livros a serem utilizados. O livro didático deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola, ao aluno, professor e à realidade sociocultural das instituições.

Logo após a fala da Secretária de Educação, a Coordenadora geral, Juliana Batista usou da palavra e apresentou as devidas orientações das escolhas dos novos livros. Segundo Juliana, a partir do próximo ano o professor da educação infantil receberá o livro escolhido por eles, “... já temos um avanço, pois não tínhamos esse suporte e agora virá apenas para o professor, todos os livros já vem de acordo com a BNCC...”, comentou Juliana.

Outra novidade é que no próximo triênio os professores de educação física poderão contar com um livro do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Por fim, as coordenadoras pedagógicas: Eluze Lopes, Macilcleide Costa, Sueny Lopes, Joana Dárc e Maria das Graças reuniram os professores através de etapas e juntos analisaram cada coleção enviada pelas editoras. Em seguida, após as escolhas dos livros, os dados foram entregues à equipe gestora que realizou o cadastro dos títulos escolhidos na plataforma do PNLD.

ASCOM | Fonte: Secretaria de Educação