Menu

Notícias

15/ 06/ 2017

“Arraiá Social” realizado nesta última quarta-feira foi um sucesso

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças, adolescentes e idosos da zona urbana e rural do município de Jaçanã/RN, vivenciou na tarde desta quarta-feira, 14, as suas festividades juninas.

Os programas PETI, PRÓ-JOVEM ADOLESCENTE E CONVIVER IDOSO passaram por um reordenamento e por isso passaram a integrar a sigla SCFV.

O reordenamento visa unificar a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos que atualmente são cofinanciados por meio do PROJOVEM Adolescente, PETI e serviço para criança/idoso. Os pisos divididos por faixa etária resultaram em regras de oferta, forma de acompanhamento e lógica de cofinanciamento diferentes para cada piso. Essas diferenças representam um alto custo de manutenção do Serviço, agravado pela burocratização e fragmentação do funcionamento e cofinanciamento por faixa etária. Além disso, há um engessamento da utilização dos recursos e na formação dos grupos de acordo com a realidade local.

A proposta do Reordenamento do SCFV consiste em unificar as regras de oferta e estabelecer que os recursos federais originários dos Pisos que cofinanciavam os serviços:

  • PROJOVEM Adolescente – serviço socioeducativo (PBVI);
  • Serviço de proteção social básica para crianças e, ou pessoas idosas (PBVII); e
  • Serviço socioeducativo e de convivência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PVMC/PETI)

Além dos beneficiários, o evento contou com a presença de todos os profissionais envolvidos nos serviços, da secretária de Assistência Social, Gilvancleidy Vangecleia, do Prefeito Oton Mário e da Vice-Prefeita, Josiane Silva, como demais secretários.

A festa teve início ás 16:00, com animação dos “Sanfoneiros”, que tinha como animação os monitores que também fazem parte do SCFV no município.

Na sua fala, Oton Mário ressaltou a importância da unificação das comemorações dos serviços para o fortalecimento de vínculos entre crianças, adolescentes e idosos:

"A nossa festa está muito bonita, a união é com certeza o sentimento desta tarde. A criança respeita o idoso, o idoso respeita a criança, e todo mundo aprende um com o outro. A sabedoria do idoso ensina ao adolescente que é o futuro do Brasil". Destacou o Prefeito.

Após a fala do Prefeito começaram as apresentações, com abertura da Banda Acordes dando um tom cívico ao evento, logo após deu-se início a quadrilha “Sertaneja" preparadas pelo grupo de idoso do SCFV, que apresentaram uma quadrilha típica do Nordeste. Depois os foi a vez da quadrilha "Os Vagalumes" representada por adolescentes e crianças que fizeram uma linda homenagem a “Quadrilha Estrelas da Terra”, onde levou o público e alguns ex-componentes a momento de grande emoção.

A festança terminou com muito forró pé de serra, para todos os presentes que lotou a área de lazer, bem como foi servido um lanche com deliciosas comidas típicas. E por fim ainda teve o sorteio de um balaio junino.

Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Assistência Social


Veja todas as fotos acessando o link:

https://www.facebook.com/pg/pmjacana/photos/?tab=album&album_id=1097477367019003


Compartilhe: