Menu

30/ 07/ 2018

Trilhas Potiguares se despede do município de Jaçanã e já deixa saudades

Clique para ampliar

O Projeto Trilhas Potiguares chegou em Jaçanã/RN no domingo (22), com um grupo de 14 pessoas (alunos, professora e coordenador) para iniciarem uma série de ações com toda população jaçanaense, bem como, com os profissionais da Prefeitura, além de diversas outras atividades voltadas para saúde, assistência social, cidadania, trabalho, cultura, esporte e lazer através de palestras, oficinas, minicursos, dentre outras.

O Prefeito de Jaçanã, Oton Mário, assinou Contrato de Convênio e Compromisso com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no mês de abril, para receber o Projeto Trilha Potiguares. Na ocasião a Secretaria de Turismo e Cultura esteve à frente do projeto.

Cabia à prefeitura oferecer toda a logística de hospedagem, alimentação e materiais aos universitários e coordenadores.

Este projeto tem por missão propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

A Programação foi bastante extensa e, a cada dia, foram desenvolvidas diversas atividades no município como: oficinas de teatro, de esporte, rodas de conversas, empreendedorismo, dança, saúde e conscientização, dentre muitas outras. Atividades que envolveram toda a comunidade e diversos públicos, da criança ao idoso, e que proporcionaram uma grande riqueza de conhecimentos.

Neste último sábado (28), término da semana, foi possível notar muitos resultados do projeto, tanto para a comunidade que recebeu o Trilheiros, quanto para os estudantes universitários que se deslocaram até a nossa cidade. Um deles é ter contribuído para o processo de qualificação social dos membros da comunidade acadêmica, oportunizando novos cenários de ensino-aprendizagem, troca de saberes e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca do seu papel social. Além de ter servido para identificar lideranças do município e poder capacitá-las a fim de que se tornem agentes multiplicadores das ações desenvolvidas nas diversas áreas do Programa.

A equipe do Trilhas Potiguares, realizou no último sábado (28) na Praça de Eventos da nossa cidade o encerramento de todas as atividades envolvendo toda a comunidade de Jaçanã que participou ativamente das ações. Os Trilheiros prepararam uma programação voltada para todos aqueles que participaram das oficinas, bem como abriram espaço para que os populares mostrassem seus talentos no “II Festival de Cores e Sabores”.

Sendo assim, a caravana do Trilhas Potiguares se despediu dos jaçanaenses, circulando na feira-livre neste último domingo (29), realizando a ação “Abraço Grátis”, onde os Trilheiros levavam um pouco de alegria e afeto humano a cada cidadão que encontravam e abraçavam no meio do caminho, como forma de despedida e agradecimento por terem sidos bem acolhidos em nossa cidade.

Esse foi o segundo ano em que o Projeto esteve em nosso município e desde já ficamos todos com saudades. Esperamos que em próximas edições os Trilheiros batam asas e voem novamente para a nossa cidade.

ASCOM | Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura

Compartilhe: