Menu

08/ 03/ 2018

Caminhada realizada pela Prefeitura marca homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Clique para ampliar

As mulheres que passavam hoje (08) pela manhã nas principais vias da cidade, foram surpreendidas ao ganharem uma rosa ao som de serenatas em sua homenagem.

A Prefeitura de Jaçanã por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Turismo e Cultura, promoveu mais uma vez este ano, uma homenagem às mulheres Jaçanaenses, realizando uma caminhada que teve a concentração no Pórtico da entrada da cidade (Paraíba), percorrendo a Rua Francisco de Paula com a Manoel Fortunado e finalizando a caminhada no Estádio Edmundo Dantas.

Vestidas (os) de branco e ao som de um violão e saxofone, algumas mulheres recitavam poemas e empoderavam palavras de ordem pelas ruas em que marchavam. No final do percurso o prefeito junto com a vice-prefeita e demais secretárias da gestão, homenagearam todas as mulheres através de suas falas ao público presente.

De acordo com o gestor Oton Mário, esse é o segundo ano consecutivo da caminhada em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e pretende todos os anos realizar este evento.

Parabéns a todas as mulheres por este dia 8 de março, onde estamos aqui reunidos refletindo a respeito desta data tão especial em que homenageia todas as mulheres do mundo. Sendo assim, gostaria de estender meus votos de parabéns para as secretárias de nossa gestão, pois não sei se vocês perceberam que temos várias mulheres a frente de algumas secretarias, tais como: Josiane Silva a vice-prefeita; Maria da Guia, das Finanças; Virginia Suely, da Educação; Eliane Florência, da Assistência; Jailma Martins, da Saúde; Doutora Kaênia, no Jurídico e tantas outras que eu poderia citar. Todo esse cuidado em termos mulheres à frente das pastas por que elas sabem lhe dar mais com as pessoas com seus jeitos maleáveis de ser e de atender tão bem as solicitações da população. Portanto, parabéns a todas as mulheres pelas suas conquistas”, disse o prefeito emocionado.

Após as falas, o público presente participou de atividades físicas instruídas pela professora Tatá (como é conhecida na cidade). Por fim, foi servido um café da manhã para todos os participantes da caminhada.

Guerreiras e poderosas, as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço de direito e provando que não há limites para o poder feminino. E dessa forma a Prefeitura Municipal não poderia deixar de prestar mais uma vez, essa simples homenagem as nossas mulheres.

HISTÓRIA

O Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857, segundo outras versões em 1908. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

ORIGEM

A ideia da existência do dia Internacional da Mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivos de frequentes protestos por parte dos trabalhadores.

 

Veja todas as fotos aqui

 

ASCOM | Fonte: Gabinete do Prefeito

Compartilhe: