Menu

31/ 01/ 2018

Projeto de reciclagem incentiva crianças e adolescentes a cuidarem do meio-ambiente

Clique para ampliar

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Jaçanã/RN, envolveram diversas crianças e adolescentes que são atendidas pelo “Projeto Zé da Bola” a interagirem em um projeto que contribui com o meio-ambiente.

Tudo começou quando o secretário de Turismo e Cultura, Robson Guedes, resolveu ajudar o “Projeto Unidos e Reciclando” da Associação Chã da Bulandeira na zona rural do município. A ação teve início com a colocação de tambores coletores de garrafas pet, em diversos pontos da cidade, para que os munícipes doassem as garrafas para mais tarde serem recicladas e transformadas em vassouras e varais.

Sendo assim, o CRAS também recebeu um tambor coletor e as crianças do Projeto Zé da Bola, logo foram incentivadas a juntarem as garrafas. Como forma de se integrarem ao projeto, elas passaram por diversas ações tais como: receberam panfletos sobre a importância da reciclagem, foram instruídos a cuidar e preservar o meio-ambiente e tiveram diversas rodas de conversas ministrada pela Coordenadora do CRAS, Eliane Florêncio, sobre a importância de separar o lixo e limpar o meio-ambiente.

Além disso, as crianças e jovens participaram de uma gincana, onde o aluno que arrecadasse o maior número de garrafas pet, ganhará um prêmio surpresa, bem como, a cada 100 garrafas que forem doadas a sede do CRAS, o órgão ganharia uma vassoura reciclada.

Por fim, os alunos despertaram a curiosidade em conhecer pessoalmente o Projeto Unidos e Reciclando e verem na prática como as vassouras são fabricadas. Prontamente a coordenadora Eliane Florêncio levou todos eles para verem de perto todo o processo de reciclagem das garrafas, desde a coleta até a fase final das vassouras e varais.

Com ações como esta, todos ganham: as crianças que aprendem desde cedo a contribuir com o meio-ambiente; a sede do CRAS que ganha vassouras recicladas que durarão por um longo tempo; ao grupo da Associação Chã da Bulandeira, que recicla o lixo (garrafas pet) e acima de tudo a natureza que agradece a todos que se engajam em cuidar do meio-ambiente através de ações voluntárias como esta.

Pontos de Coletas

Prefeitura Municipal de Jaçanã/RN

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

 

Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Turismo e Cultura


Compartilhe: