Menu

23/ 11/ 2017

Câncer de Próstata e de Boca são temas de palestra da equipe de saúde do PSF no bairro São José

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaçanã/RN, através da Unidade de Saúde José Pereira da Silva (Bairro São José) promoveu um encontro na noite desta quarta-feira (22) com homens atendidos pela referida unidade.

A população recebeu orientações sobre “Câncer de Próstata’, formas de prevenção, sintomas, diagnóstico, fatores de risco e tratamento. Toda a palestra foi apresentada pela enfermeira Edna Borges.

Já o tema “Câncer de Boca” ficou por conta do dentista Weberson Queiróz que proferiu a palestra para dezenas de homens que lotavam o auditório da UBS, enquanto outro grupo de homens eram atendidos no consultório onde se realizavam o exame. 

Profissionais de saúde destacaram durante a palestra que o toque retal é o exame mais sensível para a detecção do tumor quando ele ainda está pequeno, pois com um simples toque, o médico é capaz de perceber se a próstata está normal ou endurecida. Mas, deve ser associado ao teste de PSA (Antígeno Prostático Específico), que é uma proteína produzida pela próstata, dependendo da concentração de PSA no sangue, é possível detectar tumores. O PSA e o toque retal devem ser feitos em conjunto porque dão ao médico um diagnóstico mais seguro. 

Constrangimento em discutir sintomas urinários, acreditar que o que sente é normal, medo do diagnóstico e aversão ao toque retal são alguns dos motivos porque os homens relutam em procurar auxílio médico.

Segundo a enfermeira do PSF (Bairro São José), Edna Borges, esclarecer dúvidas sobre Câncer de Próstata é muito importante, pois apenas 2% dos homens fazem regularmente prevenção de doenças da próstata. “Todo homem com mais de 50 anos precisa se submeter a estes exames anualmente”, concluiu a enfermeira.

Por: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Saúde


Compartilhe: